Coisas de Criança

Coisas de Criança é...Brincar

Coisas de Criança é...Brincar
Contos, poesias,brincadeiras tradicionais, cantos e cantigas de roda, para gente miúda e graúda, desde que deixe a criança que existe em você se soltar.

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

O SABIÁ FUJÃO



Era uma vez uma menina que se chamava Aninha, adorava passar as férias com os avós no sítio.Era muito sapeca e inteligente, enchia os avós de alegria, pois sempre queria aprender de tudo.

Apesar dos seus avós já de idade avançada, levavam uma vida ativa. Sua avó fazia muitas receitas gostosas, bolos, biscoitos, pãezinhos de queijo, broas e uns docinhos sem igual que ela gostava de comer...hummmm! Por outro lado , o seu avô cuidava da horta e dos animais domésticos.

Só uma coisa deixava a Aninha triste e pensativa, por que o seu avô colecionava gaiolas? Eram gaiolas com muitos passarinhos, todas ás manhãs, ela observava ele cuidando e limpando com carinho das gaiolas e perguntava:

__vovô eu costumo ver muitos pássaros livres voando no céu ,nas árvores, por todo o lugar. Por que esses aí vivem presos?

__Ah Aninha. Esses aqui nasceram em cativeiros não podem ser soltos... Ela ficou pensando naquela resposta.

Seu avô mostrou uma curiosidade para ela, um sabiá laranjeira, contou que ele um dia fugiu quando por descuido foi limpar a gaiola, por sorte ele o tinha conseguido captura-lo quando arrumou uma armadilha no açaprão(pequena gaiolinha adjunta a grande para pegar passarinho), mesmo assim cantando ele retornou.

Nesse instante um conhecido do seu avô o chamou, ele deixou a gaiola do sabiá, em cima de um banco e pediu para Aninha olhar. Ela muito curiosa ficou observando, percebeu que o sabiá bicava as varetas das quais eram feita a gaiola e estava formando uma pequena fresta, ela pensou rápido...
_Vou ajudá-lo, quem sabe ele está querendo ir para a cidade dele chamada “Cativeiros”!? É tão bonitinho ,canta tão bem! Não deu outra, ajudou-o a fugir, mas logo em seguida se arrependeu. Pausa.


Vamos ajudar a menina a recuperar o sabiá? Todos cantando:


& SABIÁ LÁ NA GAIOLA FEZ UM BURAQUINHO,VOÔU,VÔOU,VÔOU,VÔOU...E A MENINA QUE GOSTAVA TANTO DO BICHINHO....CHOROU...CHOROU...CHOROU! BIS
SABIÁ FUGIU DO TERREIRO, FOI CANTAR LÁ NO ABACATEIRO E A MENINA POIS- SE Á CHORAR VEM CÁ SABIÁ VEM CÁ! BIS

A MENINA DISSE CHORANDO SABIÁ ESTOU TE ESPERANDO.

SABIÁ NÃO FUJA VEM CÁ, VEM CÁ SABIÁ VEM CÁ.BIS

O avô vendo a menina chorando, acalentou-a no colo...

_vovô eu soltei o sabiá, para ele ir para a cidade Cativeiros onde ele nasceu, mas está ali cantando no abacateiro, juro eu me arrependi!
__mas Aninha, meu amor! Eu não expliquei direito, cativeiro é quando os bichinhos nascem presos nas gaiolas. Tem um casal que cruza daí nasce o filhinho, acostumam-se alí e ficam indefesos, se forem soltos acabam sendo presa fácil de bichos maiores, entendeu?

__Acho que sim! Respondeu Aninha.
Então vamos cantar fazer o sabiá voltar...

& SABIÁ LÁ NA GAIOLA...

E não é que o sabiá fujão voltou? Talvez por ouvir uma canção tão bonita! Ele quis apenas experimentar á liberdade, mas não era bobo, ali na gaiola estava seguro protegido do gavião que havia acabado de passar voando pela a redondeza.

A menina enfim, abraçou seu avô aliviada e feliz.

FIM
(adptação de uma historinha à cantiga do sabiá)


Dora Duarte

Florianópolis,24/01/2006

Um comentário:

RECANTO DOS AUTORES disse...

Dorinha,que encantadora sua história!Essa musica fez parte da minha infancia e me senti criança de novo!Amei!Bjs,

Copyright © 2011 COISAS DE CRIANÇA.
Template customizado por Meri Pellens. Tecnologia do Blogger