Coisas de Criança

Coisas de Criança é...Brincar

Coisas de Criança é...Brincar
Contos, poesias,brincadeiras tradicionais, cantos e cantigas de roda, para gente miúda e graúda, desde que deixe a criança que existe em você se soltar.

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

O gatinho Fiufiu




                     

          Fiufiú era um gatinho  de pelo totalmente branquinho, olhos azuis e cheio de peraltices.Como todo gato nos primeiros meses de vida, não parava quieto, corria atrás de qualquer coisa rasteira que se mexia. Vivia confinado num apartamento no subúrbio de uma cidade barulhenta. Quando subia na janela para ver o mundo, seus olhinhos brilhavam, era o que conhecia: carros, motos gente transitando, aqui ali, um cachorro. Como intuitivamente tinha medo daquele mostrengo!
               Certo dia,  viu-se dentro de uma gaiola, sua dona falava coisas que ele não entendia, sabia que era com ele, por causa dela falar seu nome pensou: “será novamente aquela espetada dolorida no seu corpinho?’”, As vacinas que ele tomava., Não!!! Aquela viagem era mais longa, demorada. Era uma mudança de residência.
             Ah, aquilo sim era uma moradia boa, uma casa com um quintal enorme, cheio de árvores, gramado e perto dali, uma pequena mata cheia de arbusto. Fiufiú observou tudo aquilo quando desceu do carro e saiu da gaiola, mas ficou triste porque ficou preso em casa, queria mesmo era correr e fazer peraltices naquele imenso quintal.
Fiufiú, ouvia latidos na vizinhança, se assustava e pensava: “Não aqui também esses mostrengos ameaçadores?! Olha pela janela da sala e avista no quintal vizinho um baita Pitibul e mais outro cão vira-lata, pareciam ferozes e eram.Como fazer para dar uma ´escapadinha”e não ser visto por os vizinhos indesejáveis?
Pensando consigo, no primeiro descuido da dona da casa, iria dar um passeio, mas um passeio silencioso, sem miado, se não, até porque ele como gato, queria mesmo era subir nas árvores, no muro sem ser visto. Assim aconteceu... Nos primeiros dias de casa nova, era uma prisão, depois a sua dona relaxou, o deixando passear na sacada, depois no quintal, mas Fiúfiu queria mesmo era subir nas árvores, era mais interessante.
Assim o fez... No final da tarde, quando tudo era silêncio, os vizinhos dormiam, ela com jeitinho foi subindo galho sobre galho, achou pouco, pulou para fora do quintal, nas outras árvores da pequena floresta, subiu, subiu e não soube descer, pensou:  vai ser o meu fim se eu miar, chorar, os mostrengos me atacam, espero que minha dona dê falta de mim” . Passou a noite toda naquele frio, nem dormiu ,incomodado apenas cochilava, tomou um  susto quando ouviu os latidos  vindo do quintal do inimigo e vozes o chamando.
Fiufiú, foi salvo, com maior trabalho de resgate por dois meninos a pedido da Dona. Naquele dia , ele comeu , bebeu e dormiu quietinho como nunca,  por horas a fio dentro da sua caminha no  aconchego da casa. Ufa, foi um grande susto, será que ele aprendeu a lição?

Nenhum comentário:

Copyright © 2011 COISAS DE CRIANÇA.
Template customizado por Meri Pellens. Tecnologia do Blogger